quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Yves Saint Laurent: um gênio. Um mito.

Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent, foi o estilista francês que mais se destacou por criar formas e conceitos que reiventaram a história da moda. 
Dono de uma genialidade indiscutível, ele era capaz de transformar quadros em vestidos, criar uniformes para a Copa do Mundo de Futebol em 1998 e se inspirar nas fardas militares para criar uma nova tendência que, mais tarde, voltaria a ser adotadas por diversos estilistas.
Entrou no mundo da moda ainda jovem, no auge dos seus 20 anos e trabalhou com Christian Dior, seu professor. Mais tarde criou a própria marca e passou a ser conhecido pelo misto de sofisticação e ousadia, transformando peças do vestuário masculino em roupas para mulheres modernas. 
Tinha como marca registrada o smoking feminino que aparecia em todas as coleções do estilista, independente da época do ano.
Foram 40 anos de carreira, até que em 2002, descontente com a falta de valorização das artes, convocou uma coletiva de imprensa e declarou: "Escolhi dizer hoje adeus a esta profissão que eu tanto amei."
No dia 1º de junho de 2008, outra notícia abalou o mundo: um dos maiores gênios da moda havia falecido.

Yves Saint Laurent deixou inúmeras criações que, até hoje, inspiram estilistas e fashionistas dos quatro cantos do planeta. O amor e a admiração pela mulher foi eternizado através de roupas, frases e pensamentos do estilista.
Pode ser que daqui alguns anos o mundo conheça algum estilista parecido com Saint Laurent, mas nunca existirá ninguém que se iguale ou supere o talento deste gênio que, acima de tudo, defendia a arte e valorizava cada criação como se fosse a última.


 “Nada é mais belo do que um corpo nu. A roupa mais bela que pode vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Mas, para aquelas que não tiveram a sorte de encontrar esta felicidade, eu estou lá.” —Yves St. Laurent
 

Um comentário:

  1. Concordo total!!!
    Amo o trabalho dele e sa herança para a moda!

    Bjs,
    Mari

    ResponderExcluir